sexta-feira, 11 de maio de 2007

Canonização de Frei Galvão

Na manhã desta sexta-feira, no campo de Marte em São Paulo cerca de 1 milhão de fiéis assistiram a missa de canonização de Frei Galvão, considerado o santo 100% brasileiro, realizada pelo Papa Bento 16.

O pontífice durante a leitura da homilia feita toda em português ressaltou que os exemplos deixados por frei Galvão ainda são muito atuais para todos, “que vivemos em uma época tão cheia de hedonismos”.

Muitos fiéis se emocionaram durante a celebração da missa, ainda mais que o Papa quebrou um dos protocolos de Roma e canonizou um santo em seu país de origem.

Até chegar a canonização um processo muito longo e caro foi percorrido. A igreja só começa a investigar a respeito do suposto santo após cinco anos de sua morte, neste caso foi mais de um século, outra questão que conta é os milagres comprovados, que necessitam ser mais de dois e são considerados milagres casos inexplicáveis perante uma junta médica.

Dois exemplos a serem citados como milagres realizados pelo freia Galvão é de uma mulher que teve a filha desenganada pelos médicos por ter hepatite A, após realizar uma novena a frei Galvão a menina se recuperou e não apresentou mais nenhum indício da doença. Outra mulher também realizou a novena e alcançou a graça de ter um filho, após ter sofrido quatro abortos espontâneos e ser considerada pelos médicos uma mulher impossibilitada de gerar uma criança.

Estima-se que para comprovar a santidade de frei Galvão foram gastos cerca de 400 mil, pois é necessário contratar teólogos e médicos para estudarem o caso, sem contar as idas e vindas ao Vaticano para entregar documentos, como a perícia feita após a exumação do corpo e participar dos estudos realizados sobre a vida e postura do frei perante a igreja e seus fiéis. Durante os estudos são levantadas questões como pobreza, castidade, humildade entre outros oito quesitos analisados por um grupo de estudiosos e bispos, após essa análise todo material é estudado pelo Papa que por fim anuncia a canonização ou não.

No caso de frei Galvão todos os pontos levantados foram até mais que aceitos e suficientes para torná-lo santo. Dia 11 de maio de dois mil e sete para os católicos é um dia de graças e benções tendo um Santo brasileiríssimo, embora ainda o dia do Santo Frei Galvão tenha de ser votado.

Um pouco da vida de Frei Galvão

Nascido em Guaratinguetá, em 1739, de uma família de muitas posses, descendia dos primeiros povoadores da Capitania e corria em suas veias sangue de bandeirantes. Renunciou a uma brilhante situação no mundo e ingressou na Ordem franciscana. Fundou, em 1774, juntamente com Madre Helena Maria do Espírito, o Recolhimento de Nossa Senhora da Luz, na capital paulista. Não somente formou e conduziu espiritualmente as religiosas desse mosteiro, mas também o edificou materialmente, ao longo de 48 anos de esforços contínuos. Foi o arquiteto, o engenheiro, o mestre de obras e muitas vezes o operário da sua edificação, que somente se tornou possível porque ele incansavelmente pedia, ao povo fiel, esmolas para a magnífica construção. Sacerdote procurado e estimado por todos, era chamado "Homem da Paz e da Caridade". Entregou sua alma a Deus em 1822. Foi beatificado em 1998. Até hoje sua sepultura, na capela do mosteiro, é visitada por multidões que acorrem a lhe pedir graças e milagres, e também à procura das famosas e prodigiosas "pílulas de Frei Galvão".
Jack Brossi

1 Comment:

Unknown said...

Oi jack ... oi meninas ..
Adorei o blog..
O nome entaum ficou origial..rsrs
Amo todas cvs de coração ..
Ah jack gostei mto da sua matéria do Frei Galvão.. ta de parabéns..bjus

 
Layout by Natalia Gregolin