sexta-feira, 6 de julho de 2007

MPB: Mistura Popular Brasileira


Por conta da mistura cultural no Brasil, a música não poderia ficar de fora



Antes de entrar nos méritos da MPB (Musica Popular Brasileira), deve-se entender que este é um dos movimentos que compõem a música brasileira, e não ao contrário, como grande parte da população entende.
Por exemplo, o Baião, a Bossa Nova, o Choro, oFrevo, o Carimbó, o Forró, e o Samba são pertencentes à música brasileira, embora nem todos sejam genuinamente de origem brasileira. Cada um destes movimentos, teve seus méritos e artistas, embora todos eles tenham dado, mesmo que pequenas, mas contribuições para o movimento da MPB.
Foi com essa intenção que o jornalista Luiz Antonio de Souza, amante de música brasileira em todos os seus ritmos, estilos e movimentos, explicou sobre vários estilos musicais de que o nosso país pode desfrutar e se orgulhar, tudo de maneira simples e descontraída, com direito a violão e voz para expor algumas canções.
A MPB teve seu início com o declínio da Bossa Nova, quando em 1965 a interprete Elis Regina defendeu em um festival a música Arrastão, composta por Vinicius de Moraes e Edu Lobo. O gênero aparecia com alguns novatos da segunda fase da Bossa Nova, Geraldo Vandré compositor de Pra não dizer que não falei das flores, um hino em protesto ao Regime Militar, e também com a mesma idéia e sentimento Chico Buarque de Holanda compôs Vai passar.
O que caracterizou o movimento foram as músicas criadas, já que boa parte delas continham metáforas, intenções indiretas, algumas como formas de protestos, já que o movimento foi crescendo no cume do regime militar. Um gênero difuso, assim como os demais que surgiram antes, mas que começou bem marcado por seu estilo nacionalista, que com o tempo foi mudando e incorporando elementos vários, por conta dos próprios artistas em misturar os gêneros musicais, que de fato isso ocorre desde que música é música no Brasil.
Na época muitos dos artitas e compositores foram exilados, como por exemplo Gilberto Gil e Caetano Veloso por conta das canções que continham mensagens contra o regime da época, o que contribui para que mais tarde trouxessem uma nova idéia musical, surgia assim o Tropicalismo ou também chamado de Concretismo, o que trouxe para as composições mais alegria, guitarras eletrônicas e uma nova forma de compor versos, esse gênero tinha um carater de não comprometimento político. A música de ponta pé foi Alegria, alegria, de Caetano Veloso.
Nos dias de hoje, nos deparamos com mil estilos e gêneros de músicas, é sertanejo, funk, forró, etc. E uma pergunta que não quer calar, a MPB ainda existe, ou o que se tem são resquicios da época? Pois Caetano, Chico, Gil, não deixaram de compor, de lançar músicas, e eles são partes das várias faces da música brasileira.
Na realidade MBP foi um nome dado a um grupo de compositores e artias de determinada época, pois Vinicius de Moraes era da Bossa Nova que de repente compôs uma música para o novo movimento. Chico e Caetano também eram da Bossa, e então como diferenciar um dos outros? Constate-se que há muito mais coisas que sobrepõem um movimento a outro do que os distigua por completo.
O que não pode ser deixado de lado também, é que além da gloriosa MBP outras criações corriam em paralelo, como o estranho e nada convencional Raul Seixas, que viveu na mesma época que compositores aqui ja citados. O que ele fazia? Bossa ou MBP? Desenvolveu um estilo próprio, com suas guitarras metalizadas, com músicas melodiosas, algumas iam do Coutry Texano aos Blues melancólicos. Não deixando de lado a Jovem Guarda.
“È complicado eu separar um estilo do outro, pois todos fizeram parte da minha juventude, eram ritmos que iam se inovando, mas os compositores sempre eram os mesmos, que aliás os acompanho e relembro até hoje”, para Orman Orlandi Della Déa, gerente de vendas, essa é a sua idéia da música brasileira.,
Já que o Brasil tem tanta mistura de raças e cultura é muito óbivio essa grande mistura de ritmos e gêneros músicais. Hoje fica complicado estabelecer um tipo de movimento específico, como sempre ficou, já que um sempre se sobrepôs ao outro, pois sempre tudo foi se inovando, se misturando e por isso hoje temos diversos movimentos, um exemplo que pode ser igualado é do Hip-Hop, que com suas letras e batidas procuram expor seus lemas e dilemas a sociedade, como era feito na época em que se compunham música contra uma forma de governar, e que convencionou chamar de movimento da Música Popular Brasileira (MPB).
Irão morrer e nascer ótimos compositores e cantores, e tudo o que for criado terá uma pitadinha de cada movimento, já que o Brasil é um país que exala cultura em toda sua forma, seja no teatro, no cinema e principalmete na música. Por sorte é um país influênciável culturalmente, porque desta forma pode-se olhar para trás e ver quanta coisa boa foi feita por inspiração de outras culturas e do próprio povo brasileiro, e que hoje pode ser melhorado ou usado como inspiração para novas criações. Por este motivo vai ficando cada vez mais complicado destinguir um movimento do outro. E com isso fica valendo a célebre frase: “Nada se cria tudo se copia.”



Jack Brossi

0 Comments:

 
Layout by Natalia Gregolin